Chegou a fatura da energia elétrica referente ao consumo de energia gasta no mês, e você ficou com aquela dúvida de como fazer o cálculo de consumo de energia?
Fique tranquilo, aqui disponibilizamos uma Calculadora totalmente gratuita para lhe ajudar nessa tarefa.
Agora você pode calcular o consumo por hora e como calcular em kWh, para você conseguir checar aos cálculos cobrados e saber quais eletrodomésticos são os vilões do consumo de energia.
Consumo de energia
Na hora de pagar a conta de energia elétrica, sempre fica aquela dúvida ao conferir o medidor de energia para saber se estamos gastando em excesso e de como entender os cálculos.
É possível saber quais dos eletrodomésticos têm os maiores consumos. Para isso precisamos fazer alguns cálculos e considerar alguns dados antes de começar.
- Primeiro é necessário saber a potência dos aparelhos eletrônicos e dos eletrodomésticos, geralmente essas informações são fornecidas na unidade de potência apresentada em Watts ou W. Normalmente esta referência vem estampada no próprio produto. Lâmpada de 100W, geladeira de 300 W e chuveiro de 5.500 W, por exemplo.
Para as potências mais altas superando os 1.000 watts, é costume usar a unidade kW que significa quilowatts, pode se usar tanto 1.000 watts como 1kW seguindo os critérios de conversão.
Quanto maior o número de watts ou quilowatts, maior a quantidade de energia que será consumida por um aparelho.
O consumo de energia sempre vem relacionado ao período de tempo em que for usado um aparelho. Portanto, quanto maior a potência e maior o tempo de utilização, maior será o gasto de energia elétrica.
Agora utilize a calculadora acima, e confira os gastos.
Vilões do consumo de energia
Os aparelhos vilões da fatura mensal com maior consumo de energia, geralmente são aqueles que possuem resistência ou aqueles que têm função de congelamento.
O chuveiro, por exemplo, tem potência muito elevada em comparação com outros aparelhos domésticos.
Os refrigeradores mesmo com uma potência relativamente baixa, respondem por consumo mensal elevado, pois seus motores ficam ligados por longos períodos.