Você tem dúvidas sobre se o carregador na tomada gasta energia?
É fundamental descobrir, principalmente, se não quer pagar uma conta de luz alta.
Com a cobrança adicional de bandeiras tarifárias, os consumidores passaram a ter mais atenção com a fatura de energia elétrica.
Não basta ter noção do aumento na conta, é necessário adotar medidas de consumo consciente.
Desse modo, conhecer o que consome cada eletrodoméstico e pequenos aparelhos dentro de uma casa, se tornou uma estratégia importante.
Aqui você vai entender como o carregador na tomada gasta energia pode ser ou não o vilão em seu orçamento.
Carregador na tomada gasta energia?
Sim, o carregador na tomada gasta energia.
Mesmo que não esteja em funcionamento, esse aparelho contribui para o giro no medidor.
O motivo pelo qual o carregador na tomada gasta é seu transformador interno, esse componente continua operando logo após você retirar o smartphone do conector.
Essa lógica se estende aos demais carregadores (do notebook, dos equipamentos de áudio, etc.).
Soma-se a esse consumo silencioso o alto risco de acidente doméstico, carregadores de diferentes marcas podem entrar em curto, e provocar incêndios, por exemplo.
Há também o perigo de uma criança mexer no equipamento, sofrer um choque elétrico.
Por outro lado, é importante dizer que os carregadores são fabricados a partir de testes destinados a conferir sua segurança.
O curto-circuito não acontece todas as vezes que deixar o carregador na tomada, esse tipo de incidente pode ser provocado por uma diferença de voltagem na rede, por exemplo.
A recomendação para retirá-lo da tomada é medida preventiva, além de como mencionado, é uma forma de economizar energia elétrica.
Em geral os carregadores são produzidos para fornecer uma voltagem de 5V, é o adequado para carregar celulares.
Isso muda de acordo com cada equipamento, se você vai carregar um notebook, será somado ao consumo deste dispositivo, a mesma observação se aplica aos smartphones.
Carregadores de celular na tomada sem nenhum aparelho conectado, chegam a consumir de 1 a 5 watts.
Assim, é necessário conhecer a potência do eletroeletrônico.
Tomando como exemplo o conjunto aparelho de telefone fixo sem fio e seu carregador, sendo que tem 10 W, teríamos:
- 7,20 kWh ao longo do mês, considerando seu uso durante 24 horas por dia.
Já um carregador de celular com potência de 5W, utilizado por 1 hora diária, o resultado é:
- 0,15 kWh ao mês.
Aplicando uma tarifa de R$ 0,83 (média nacional) você pagaria algo em torno de R$ 0,13 por hora de consumo desse dispositivo.
Esquecendo por horas o carregador na tomada o valor aumenta consideravelmente.
Para calcular o consumo médio mensal de um equipamento você:
- Multiplica potência x horas de utilização x dias no mês
- Divide esses multiplicadores por 1.000
- O resultado é dado em kWh (quilowatt-hora).
Vale dizer que em uma família de 3 pessoas esses números, provavelmente, triplicam.
7 dicas para usar bem o carregador
Além de desplugar o carregador, é possível adotar outras medidas para cuidar desse acessório e economizar mais vezes, tais como:
- Não vá dormir e deixe o celular carregando: o ideal é fazer isso ao longo do dia, sempre respeitando o limite da bateria
- Crie espaços próprios para fazer o carregamento de seus dispositivos eletrônicos: assim, você terá lugares certos para deixar os carregadores, depois que os retira da tomada
- Leia as recomendações de uso dos fabricantes: as marcas costumam explicar, inclusive, como você deve enrolar ou dobrar o cabo do carregador
- Evite usar o carregador em extensões: a orientação é sempre ligá-los à tomada. É a maneira adequada para oferecer a amperagem necessária para carregar os equipamentos
- Ao verificar aumento na temperatura do dispositivo, retire de imediato da tomada: esse superaquecimento pode ser indicativo de problemas no carregador, e pode danificar seus aparelhos
- Recomenda-se carregar o celular desligado: é uma forma de economizar energia, pois não se desvia eletricidade para outras funções, tais como alerta de notificações. Todas as vezes que o display é acionado se necessita de mais energia, além daquela usada para abastecer a bateria
- Verifique o estado do carregador: frequentemente você deve limpar as portas dos conectores, o que mantém o dispositivo funcionando da maneira certa.
O carregador na tomada gasta energia, sim, evite deixá-lo conectado por muito tempo para não aumentar seus custos no fim do mês.
Acompanha mais artigos sobre economia de energia no nosso blog!